Para o Outono que vai chegar…

No Outono, as folhas caem com contemplação e gratidão, sugerindo o desapegar do que já não é útil e abrir espaço para novos hábitos. Tornando esta a estação ideal para limpeza e purificação do organismo.

Este conceito está baseado nos princípios do Ayurveda – ciência indiana da saúde e longevidade, que sugere que para cada estação, uma relação. Antes de seguirmos com a conversa gostaria de apresentar o conceito e fundamentos básicos desta filosofia.

O Ayurveda é uma medicina que atua de forma individual, respeitando a natureza do indivíduo, do local e da época do ano. Não vê uma única medicina (tratamento) ideal para todos os biotipos e que possa ser aplicada em todas estações do ano.

Determinadas práticas são para determinadas pessoas e em determinados momentos. Para mim o Ayurveda é para além de tabela de doshas e restrições, o Ayurveda é simples, por regra básica é apostar no menos, é uma dança entre se autoconhecer e se auto observar.

Dinacharya é o nome que se dá a rotina diária dentro do Ayurveda e Ritucharya é o nome para as rotinas dentro das estações do ano. O Ayurveda entende que cada uma tem sua influência no nosso meio e, automaticamente, no nosso organismo. A proposta é ajustarmos o nosso organismo às estações, reconsiderando as rotinas, hábitos, alimentação e também, pensamento. Entender que inverno é recolha, verão é expansão e o outono e a primavera fazem a ligação suave e serena entre uma estação e outra. São agentes intermediários que facilitam a comunicação entre esses opostos.

O Outono é a estação de transição entre o Verão e o Inverno. É a pausa para o almoço de cada dia, momento que separa a manhã da tarde, proporcionando descanso e preparo a meio da jornada diária. Todos sabemos o quanto agrava o nosso dia se essa pausa não é respeitada. Sem pausa o corpo não descansa, sem descanso acumulamos stress, deste acúmulo produzimos toxinas, toxicidade baixa a imunidade e assim escancaramos as portas para as doenças. Que em pequena escala é uma gripe, mas dependendo do tamanho e tempo de desequilíbrio do organismo pode chegar a algo mais grave.

“semelhante aumenta semelhante e os oposto equilibram”

Máxima Ayurveda que rege o programa aqui proposto para a próxima estação.

O Programa de Outono é um convite para limpar e fortalecer seu organismo através das sessões de massagens e cuidados físicos e alimentares.

A massagem atua na desintoxicação do organismo, mas se conciliarmos com práticas de respiração, alimentação e exercício físico o programa terá um melhor resultado. As sessões de massagens são aplicadas com óleo de sésamo morno e medicado junto de uma esfoliação com pó de calamus.

Os passos a seguir são exercícios com características opostas do Outono que poderá introduzir na sua rotina para proporcionar equilíbrio do seu organismo.

Exercício de respiração para limpeza e oxigenação mental:

Inspire e expire soltando o ar com vigor e aos poucos durante 11x , como se fosse assoprar com o nariz. Ex, quando entra algo no nariz e queremos retirar.

Com pausa de 2 respirações profundas entre os ciclos
(uma inspiração para 11 expirações. Ex: ar entra uma vez e sai dividido em 11 vezes))

Exercícios de respiração aquecedor e oxigenação corporal:
Inspire e expire por 11x . (para cada inspiração , uma expiração. Ex. ar entra, ar sai)

Ps. a respiração deve ser feita pelo nariz, com movimentos abdominais, em posição sentada no chão ou cadeira, como for mais confortável)

Exercício físico:

Saudação ao Sol, Yoga, Dança, Corrida, Caminhada.

Alimentos a priorizar:

Chás, sopas, água morna ao longo do dia, tubérculos (batata-doce, cenoura, beterraba, abóbora), arroz, lentilhas, usar ervas digestivas de aquecimento como gengibre, cominhos, canela, cravo, manjericão, erva-doce, alcaçuz, pimenta preta, curcuma, noz-moscada.
Abacates, papaias, uvas, laranjas, ameixas, mangas, bananas, limas, limões, azeitonas. Frango, peru, peixe e ovos. Papa de aveia. Mel, melaço.

Alimentos a evitar:
Os crus, alimentos frios, gelados e congelados.

Escalda-pés:
Água quente com óleo essencial de eucalipto ou lavanda.

Auto-massagem nos pés:
Com óleo de sésamo ou amêndoas doces antes de dormir.

Receita Kitchari

Comfort food para fortalecer e limpar o organismo
Porção para 3-4 pessoas

½ chávena de arroz branco ou integral (demolhado durante a noite)
½ chávena de feijão mungo ou lentilha (demolhado durante a noite)
4-5 chávenas de água
3 colheres de sopa de ghee (ou azeite)
1 dente de alho picado
½ cebola picada (opcional)
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de cominhos em grão
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de sal marinho (ajusta ao teu gosto)
½ colher de café de assafétida
½ colher de chá de curcuma em pó
Coentros frescos para guarnecer

Preparação:

Num tacho, aqueça o ghee e salteia as sementes de mostarda e os cominhos por 1-2 minutos;
Adicione o alho e a cebola e deixe fritar um pouco;
Escorre a água do feijão mungo e do arroz. Junta-os ao conteúdo do tacho deixando saltear por mais uns minutos;
Adicione a água e deixe levantar fervura;
Depois, adicione o sal, a assa-fetida, a curcuma, o gengibre e reduza o lume para o mínimo. Tapa e deixa cozinhar até o feijão estar tenro (cerca de 30 minutos). Se necessário, adicione mais água para prevenir que agarre ao fundo;

Sirva com coentros frescos picados