O TACTO nasceu…

… da minha experiência com a massagem terapêutica. Depois de 10 anos observando os efeitos físicos e emocionais de quem recebe uma massagem, constato a importância do toque na nossa sociedade e a potência existente na presença do mesmo.

Dos 5 sentidos, o tato foi o primeiro a ser desenvolvido, e segundo uma lei da biologia, quanto mais cedo se desenvolve uma função, mais importante ela será para o desenvolvimento. É também através do tato que as nossas primeiras expressões e percepções são comunicadas. Para os mamíferos, o contacto físico é tão importante quanto o

alimento no que se refere a nutrição. Na fase adulta a necessidade do toque mantém-se como recurso mantenedor do bem-estar e da saúde. Para o Ayurveda – medicina milenar indiana, não somos só aquilo que comemos mas também aquilo que nutre nossos outros 4 sentidos, ou seja, aquilo que ouvimos, cheiramos, vemos e sentimos quando somos tocados.

Priscila Beluzzo

Como tudo começou…

bio_tacto_priscila

Filha de Irene e Luiz, Brasil. Mãe de Maitê e Mateus, Portugal. Terapeuta corporal, tem gosto pela arte do manuseio e terapias através das mãos. Apaixonada por corpos e nutrição dos sentidos, acredita que a massagem é uma forma de alimentar o tato, sentido que foi bastante negligenciado pela arte e carente de atenção na área da saúde.

tacto_priscila_beluzzo-09

Priscila, filha mais nova da família, recebeu esse nome bíblico e de uma santa siciliana do século VIII com a tentativa da sua mãe para firmar a fé na religião. Cresceu na igreja até os 11 anos, com as plantas até sentir as primeiras cólicas, saiu de casa aos 18 anos levando pouco afeto, algumas dúvidas, pouco dinheiro mas a fé (em algo) estava sempre com ela.

tacto_priscila_beluzzo-06

Sair do país não foi um capricho mas sim uma reação instinto-intuitiva que dizia que aquele desconforto era só uma questão de lugar, sentiu a necessidade do desconhecido e, sem fazer questão, calhou Portugal.

tacto_priscila_beluzzo-11

18 anos e 11 meses, inverno Europeu, se sentia adulta,  em casa, sem medo mas com vergonha, não sabia entender, tão pouco falar aquele português que ela nunca ouvirá antes. Se familiarizou aos sons, tons, modos e trejeitos lusitanos.

tacto_priscila_beluzzo-21

Nasce a primeira FILHA, que deu origem a MÃE, e dela a importância de saber o toque e entender o afeto. Foi buscar sobre a nutrição do tato. Ainda neste mesmo ano iniciou sua formação em massagem ayurvédica no Instituto Inspiar, em Curitiba, PR. Em 2009 começou a atender seus primeiros clientes, nasceu também a MASSOTERAPEUTA.  De regresso a Portugal em 2010, continuou a estudar outras massagens orientais como Thai Yoga Massagem, Idian Head Massagem, Abhyanga, Udhvartana,  Diagnóstico Ayurvédico e Misa Programa – Programa de Massagem nas Escolas.

tacto_priscila_beluzzo-05

A necessidade de desenvolver o tato como nutrição ao outro, nutriu à ela própria. Mesmo o toque sendo um desafio, através da massagem era justificável e assim, confortável. Depois de 10 anos e trabalhando outras metodologias de massagem, entre elas o toque bio-enérgetico, sensitivo e o reiki desenvolveu sua técnica através do toque intencionado ou, toque com intenção.
Com a prática, constata que a técnica é a ferramenta para a manobra da massagem mas a intenção e a vibração do terapeuta é que compõe ao toque o valor energético que faz da massagem uma terapia.

Hoje faz atendimentos ao domicílio com clientes privados, desenvolve uma dinâmica em pré-escolas para conscientização do toque afetivo e respeitoso e presta serviços às empresas com quickly massage no ambiente laboral.